Um pouco de reflexão sobre as atividades proposta e o diálogo realizado em todas as disciplinas.
Ler e escrever: Ler não é só decodificar linhas de códigos e sinas, é muito mais que isso é o entender é identificar a si e os outros sejam seres humanos ou objetos, Ler é sentir que a mensagem foi destinada e recebida de forma correta. Assim como a arte é feita para mexer com quem a Lê.
Os trabalhos e atividades foram desenvolvidas a partir dos saberes dos alunos tendo como menção os conhecimentos prévios, após enriquecermos os seus conhecimentos através das biografias (gênero textual Língua portuguesa, Leitura e discussão para a construção de reflexão sobre as obras escritas pr diversos autores utilizamos as ARTES para fixar esses novos conhecimentos. Seja as Artes plasticas, Dança, teatro, música a arte do povo chamado de artesanato e as artes práticas que acompanha-nos a vida inteira como a simples arte da costura que foram utilizados para fixação dos conteúdos ensinados, diferente do que pensam as atividades práticas tornam o conceito parte importantíssima do aprendizado. tudo isso envolve os eixos que rege o projeto: o 4 pilares da Educação simples pilares, mas poderosíssimo: Aprender a conhecer, conceituando o que vamos aprender. Aprender a fazer, se pr no lugar do outro que fez, o que influência o aparecimento daquela arte seja ela surgida em papel colocada ali pela escrita ou uma tela que nasce das tintas pinceis. O intuito era levar o aluno ao atelie, ao redação, seja impressa, televisiva ou radiofônica, era colocar o aluno no lugar do leitor e não me canso de entender a cada planejamento de que as Linguagens são arte. as atividades que propus estão relacionada dentro do próprio currículo do Estado de São Paulo. como vou indagar aqui. Nada absurdo, nada inventado mas sempre rico em informações, pesquisas, hipóteses. procuro sim dialogar em todas as línguas, pois minha disciplina a língua portuguesa é a base do entendimento das outras disciplinas faladas em português. Por isso me coloco e trago aos meus alunos assuntos que remetem a História, Ciências, Matemática, Geografia, Educação física, Socióloga, Filosofia e Artes, Pois todas essas estão dentro da disciplina Artes. que é feita de matemática, filosofia é socióloga, prova a história e diante da ciência a evolução do campo cientifico através das técnicas usadas pelos artistas, E se escreve em diferentes línguas.
As atividades estão puras, pois considero o erro como percurso e não problema, se meu aluno puder entender e ao ler seu trabalho poder pontuar seus equívocos então estará aprendendo mais do que eu apontar seus enganos. Chamo isso de auto avaliação.
E se o mesmo não conseguiu então vamos tratar de orientar e mediar esse caminho... Chamo isso de recuperação continuada.
Atividade para os 1º anos do Ensino Médio, mas pude trabalhar os anos finais de Ensino Fundamental. por achar interessante. Essa atividade foi feita com o EJA
MANDALAS
As atividades com as mandalas eram atividades dirigida aos anos finais nas 4ª aulas quando retornavam do intervalos cheios de fulgor, pois estavam brincando com bola, correndo um atras do outro enfim agitadíssimos e por isso nós colocávamos músicas de diversos ritmos que poderiam ser usadas para o relaxamento, reflexão, meditação.
fornecer a mesma atividade para alunos de diferentes idades, é um estudo para saber como ela vai funcionar com relação ao conhecimento de mundo que cada idade tem.
As atividades provocam os alunos a olharem para si, se conhecer para depois conhecer os outros. Muitos alunos de diversas idade tem dificuldade de falar sobre si, essa atividade provoca os alunos a refletir sobre suas atitudes, sobre si e as influencias que o meio está agindo sobre ele. E sua produção escrita, oral e artística tende a identificar isso.Atividade de leitura de mapas, usando a internet e o Google Maps a primeira sala a fazer foi o EJA alunos adultos e depois os alunos dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio. Mas muitos alunos viram nos mapas artes, fzeram o circuito artes em Osasco. e la foram a caça de museus, Teatros, cinemas, Etc.
E sobre a Caatinga como nós descrevemos os espaços sem nunca termos visto
Nenhum comentário:
Postar um comentário