É sempre é assim que começa:
Um Ponto, uma letra, um risco, um desenho, o conhecimento é um retalho na colcha do aprender. Esse trabalho se enquadra perfeitamente no tema deste Ano.
Era uma vez...Quer dizer: eram várias vezes, em um mundo maravilhoso Encantado do universo E.E. Deputado Guilherme de Oliveira Gomes existe um país a Sala de aula, lugar mágico conduzido pelos poderes aprender e ensinar. Nesse mundo mágico alguns de seus súditos foram enfeitiçados pelo feitiço das dificuldades de aprender não foi alguém ou é uma doença é que de vez em quando as energias vagueiam e atacam alguns súditos desse universo, mas principalmente dos que estão instalados no País Sala de aula. O grande conselho de Mestres se reuniu e todos participantes decidiram atacar com toda sua magia essas forças negativas e assim não deixar um único súdito (chamado de aluno) sem aprender. Então os professores (nomes dados aos bruxos do local) resolveram enfeitiçar seus súditos com os feitiços projetos. A professora Glace, que adora as artes mágicas aplicou uma série de técnicas mágicas e apresentaram magos e mestres que dominavam essas técnicas. Usou a magia branca das Artes plásticas, artes visuais e sensoriais, populares e artesanais, acrescentou um grande magia antiga a língua portuguesa e suas tecnologias, fazendo com que as magias dialogassem de forma que uma completava a outra. Entre uma técnica e outra apresentou a seus súditos diversos portais como o da INTERNET, que levava seus pupilos a lugares nunca antes imagináveis. Foram a museus, teatros, saraus, concertos, danças folclóricas e típicas. Convidou para dar um role de vassoura e todos aportaram na Biblioteca central da capital do cachorro quente Osasco onde assistiram a apresentação dos contadores de história e puderam ver a sua Mestra professora e Bruxa Glace contando histórias e alegrando a plateia. Foram encantados com histórias diversas, livros, produziram grandes magias através de telas, músicas, poesias, leituras de roda, Teatro de bonecos, Com ajuda de voluntários em magia conheceram feitiços que manipulam os vídeos e transformam em filmes. Usaram técnicas de fotografias para criar movimento e usaram o feitiço Flipbook, usaram o portal YOUTUBE para transmitir uma novela de rádio. E construíram um feitiço para que nunca mais a dificuldade de aprender não ataque-os mais e que lembre as novas gerações, a colcha costurada com os provérbios de Carolina Maria de Jesus, pequenos conselhos do dia a dia e que nos lembra que:
Um Ponto, uma letra, um risco, um desenho, o conhecimento é um retalho na colcha do aprender. Esse trabalho se enquadra perfeitamente no tema deste Ano.
A obra Puros e Duros (1991), de Leonilson, é a referência artística da identidade visual da 18ª edição do Prêmio Arte na Escola Cidadã. A imagem foi gentilmente cedida pelo Projeto Leonilson para esta edição do Prêmio.
"Eu sempre tive o costume de escrever bastante. Eu tenho gavetas com coisas escritas. Mas eu também pinto, eu também bordo, eu faço desenho. Esses trabalhos são a minha autobiografia. São meu diário. Leonilson" (GOIS, 2015, p. 81.)
Um Ponto, uma letra, um risco, um desenho, o conhecimento é um retalho na colcha do aprender e: “Eu me arranjo no dia a dia, no que vejo, no que sinto, no folclore, nas lendas. Tudo isso vai dando inspiração.” J. Borges.
Identifique o contexto geográfico, social, cultural e econômico da
escola e da comunidade escolar.
A Escola de tempo integral, esta
inserida na periferia e foi construída para servir a comunidade carente da área
livre, recebe 85% dessa comunidade, 10%
alunos de outros bairros e 5% de alunos com necessidades especiais da sala APE.
A UE oferece dois período matutino e
noturno. A cultura e a arte nesse meio social se resume ao funk e a linguagem
dos alunos resume na pichação, como um grito de revolta contra a sociedade que
de certe forma marginaliza o povo do gueto. A escola impõe regras e eles acabam
criando uma animosidade com o meio escolar. acessam as redes sociais. No ano de 2015 não houve os passeios
culturais realizado pelo Projeto Lugares de aprender. Então nós professores e
equipe gestoras criamos um ambiente que remetesse e levasse um panorama
cultural diversificado a esses alunos. 200 alunos dividido em 5 turmas EF, EM,
EJA. E a frase de J. Borges: "Eu me arranjo no dia a dia, no que vejo, no
que sinto, no folclore, nas lendas. Tudo isso vai dando inspiração."
esse projeto é da professora Pricia de Língua Portuguesa e foi realizado em 2013 Memoras, para resgatar a memoria histórica da Escola.
Entrevista com a Voluntária Tota. assistam e conheçam um pouco dessa história.
Desde 2014 essa é minha fachada os muros foram cobertos com desenhos dos alunos que foram insprados no projeto copa.
aqui o endereço da Unidade Escolar.
E nesse mapa podemos ver a área da periferia onde esta instalada a escola. a esquerda corria um córrego a céu aberto que nos dias de hoje está passando por reforma e torna-se á um córrego que correrá, mas não mais a céu aberto esta sendo tampado e transformando-se em avenida ou pista de corrida para os transeuntes.
O pessoal do Grêmio que também são pupilos da Bruxa professora prepararam esse vídeo para apresentar a escola e um pouco da atuação da professora Glace, dos trabalhos do primeiro semestre e que atuaram como diagnóstico para realização do projeto proposto através das artes.
Com vocês Nayra Presidente do Grêmio.
D.E. Osasco
E.E. Deputado Guilherme de Oliveira Gomes
http://escoladeputadoguilherme.blogspot.com.br/
Diretor: Carlos Barbosa
Vice diretora: Maria do Socorro
Coordenadora Ana Santos
PROJETO
Um Ponto, uma letra, um risco, um desenho, o conhecimento é um retalho na colcha do aprender.
Professora
Glace Augusta Motta Silva
http://aprenderartepelaarte.blogspot.com.br/
http://cheetos2010.blogspot.com.br/
Professoras Parceiras
Fatima Giacomini Pereira
Leslie Vasconcelos
Margarete Puglia
Rosana NazarenoAlves
Voluntária
Nilcéia (Funcionária, mãe, Tia, comunidade)
Grêmio Estudantil
"Um Mundo Melhor"
Voluntária
universitária curso de Design
Victory Silva Balduci - email: victorybalduci@gmail.com
Apresentando a equipe Gestora. professores e voluntários.
D.E Osasco
E. E. Deputado Guilherme de Oliveira Gomes
Diretor Carlos Barbosa
Acompanha os passeios, acompanha atividades em sala de aula sempre apoiando os professores em suas atividades.
Vice Diretora
Maria do Socorro
Acompanha os professores nas atividades em sala de aula, projetos e atividades direcionada também a comunidade. Seu apoio é fundamental nas articulações dos projetos.
Coordenadora
Ana Santos
click no texto abaixo.
Professores Parceiros que sempre ajudam e colaboram nos projetos.
Educação Física
Margarete Puglia
Leslie Vasconcelos
Professora de História
Rosana Nazareno
professora de Artes e
Professora Gislaine de Ciências
Professora da Sala de Leitura
Fátima Giacomini
E da Sala APE
Professora Silvia
Voluntárias
Tota sempre acompanha atividade da escola relacionada a comunidade como por exemplo o SARESP, Vacinação etc.
Voluntária Nice trabalha na escola e pertence a comunidade tem filhos, sobrinhos e futuramente netos que estudarão na escola
Universitária Voluntária
Curso Design
Victory Silva Balduci
Fala da Professora
Utilizando todos os recursos a mão, tecnológicos, espaciais e sensoriais que temos quando utilizamos as artes no ensino do ler e escrever. A arte não é só pinar, dançar se expressar através do teatro, e música, envolve o ler e escrever de diversas formas como por exemplo: a matemática presente na música, as letras presente na música, nos poemas, nos textos dos diversos tipos de teatro. enfim a língua portuguesa esta associada diretamente as artes, sejam elas corporal ou sensorial, a linguagem é verbal, não verbal, corporal, instintiva, sensorial enfim a disciplina de português trabalha e dialoga diretamente com as artes visuais e usa de suas tecnologias sendo verbal e não verbal, trabalhando as expressões como um todo seja na inspiração, transmissão da informação e mensagem ou absorvendo de forma critica todos trabalhos assim concretizados.
Foram 4 turmas do EM: 1º ano turma A, EF 8º e 9º anos e 1ºTMB do EJA. Aulas conceituais, expositivas, ensaios, Filmes, viagens virtuais utilizando sites como "Art Project - Google Cultural Institute", passeios culturais pelo Youtube e apresentações de Teatro na escola. O que se enquadra na frase de J. Borges: "Eu me arranjo no dia a dia, no que vejo, no que sinto, no folclore, nas lendas. Tudo isso vai dando inspiração."
Como professora de Português preocupada com o déficit de leitura dos meus alunos e entendendo que a Arte associada com as disciplinas de um modo geral transforma o aprender em algo que produz sentido e motiva o aprender do que acreditam ser difícil. O que se enquadra na frase de J. Borges: "Eu me arranjo no dia a dia, no que vejo, no que sinto, no folclore, nas lendas. Tudo isso vai dando inspiração." com a inspiração na vida e poesia de Carolina Maria de Jesus, a semelhança na vida da escritora e na vida que eles acompanham dia a dia fez com que as turmas contextualizassem suas vidas ali na obra da escritora.
E nesse contexto histórico e social a cultura se veste com roupas novas e se reescreve ao som do funck que se torna a prova viva que as novas gerações do gueto encontraram de gritar uma sociedade caótica, grito do gueto nesses gritos caótico de cantores desafinados ostentam o que tomou conta da periferia, não acreditam na educação como tábua de salvação. Um aluno me disse: "O Funck é real, vou cantar essas palavras, vou fazer shows, ganhar dinheiro e o conhecimento que tenho da para isso." Aprender a ouvir, mesmo que não nos agrada. Fiz um estudo e cheguei a músicas que estão no mesmo nível e são cultuadas como boas músicas em nossa geração. Arte é uma ligação entre as disciplinas que ensina e oferece um aprendizado significativo, o aluno pode avaliar o fazer e junto com eles, alunos, aprendi que todos temos veia artística e a arte esta em nós, seja como espectadores seja como produtores de arte. A sinergia construída me reforça e diz que trilho o caminho certo.
APRESENTAÇÃO
Vejo arte em tudo, e em tudo a arte esta, seja numa aula de língua portuguesa ou Física a arte nos chega pelos olhos, ouvidos, boca, mãos e pés, Ela esta lá e diante disso eu resolvi que poderia ensinar meus alunos disciplinas através das artes, pois muitos tem muito a ensinar e todos nós temos muito a aprender, queria mostrar isso aos meus alunos. Primeiro aprendi com a arte e gosto de ensinar pela arte. Mas respeitar a arte que meu aluno tem a mostrar. Sou professora formada em Letras e estou em formação no curso artes visuais. Mas meu contato com arte vem dos cursos livres de Teatro, Artes plásticas, artes visuais que realizei na escola de arte de minha cidade Osasco. Sou uma aprendente, ou seja, estou aprendendo a aprender em artes e por esse lado estou atenta de que amo fazer desde pequena amo as imagens, sejam fixa como fotografia, sejam moveis como os filmes, vídeos etc. Elas sempre me conquistaram.
Minha preocupação é saber o repertorio do meu aluno, conhecimentos prévios e de mundo e o que realmente vamos fazer o atrairá? Sento com eles e vamos desconstruindo o projeto e reconstruindo-o sob o ponto de vista dos alunos e sob o que ele acredita que possa fazer, encontramos então um ponto que torna-se referência e que é de comum consenso e acordo entre todas as partes envolvidas, começamos a trabalhar. E assim conhecemos o que ele já faz em artes quais são suas habilidades e competências e potencializar o nas. E quando podemos conversar a respeito disso ficamos muito surpresos em descobrir que esse aluno sabe muito e trabalha por esse saber seja de forma auto didática, seja através de cursos livres ou dentro de sua comunidade religiosa. Realizamos Teatro, Vídeos, gravamos músicas, apresentamos, dançamos, contamos histórias e recontamos histórias, declamamos e desenhamos, construímos juntos conhecimento, sei que não foi específico, mas meus alunos não são específicos possuem uma gama de saber sobre arte e fazer uma gama de atividades eu queria mostrar que todos nós possuímos arte em nós desde uma maquiagem bem feita a um rosto limpo. A diversidade é grande e hoje depois do resultado dos projetos vivenciados o ano passado, posso garantir que muitos encontraram se. A cantora que tinha medo de se apresentar, hoje grava vídeos em sua conta no YOUTUBE, o aluno que não gostava de tirar fotos, hoje sempre apresenta belas fotos que ele mesmo bate de forma artística. e a escola mudou. O Ensino Médio conseguiu alcançar e atingir 120% do IDESP, consequentemente entendemos que as ações tiveram um grande efeito sobre os alunos do ensino médio afinal trabalhamos com atividades que envolviam a leitura, a interpretação a criação de músicas, roteiros, storyboard enfim trabalharam com varias linguagens dentro das artes. Os alunos pesquisaram sobre vários assuntos que envolviam outras disciplinas e as atividades em artes consequentemente fizeram um diálogo interdisciplinar levando o aluno a aprender sobre iluminação, som e imagem.
A Escola de tempo integral, esta inserida na periferia e foi construída para servir a comunidade carente da área livre, recebe 85% dessa comunidade, 10% alunos de outros bairros e 5% de alunos com necessidades especiais da sala APE. A UE oferece dois período matutino e noturno. A cultura e a arte nesse meio social se resume ao funk e a linguagem dos alunos resume na pichação, como um grito de revolta contra a sociedade que de certe forma marginaliza o povo do gueto. A escola impõe regras e eles acabam criando uma animosidade com o meio escolar. acessam as redes sociais. No ano de 2015 não houve os passeios culturais realizado pelo Projeto Lugares de aprender. Então nós professores e equipe gestoras criamos um ambiente que remetesse e levasse um panorama cultural diversificado a esses alunos. 200 alunos dividido em 5 turmas EF, EM, EJA. E a frase de J. Borges: "Eu me arranjo no dia a dia, no que vejo, no que sinto, no folclore, nas lendas. Tudo isso vai dando inspiração."
Sem Lugares de aprender temos que criar nossos espaços culturais por conta e convidar os alunos e seus familiares
No ano de 2015 não houve os passeios culturais realizado pelo Projeto Lugares de aprender. Então nós professores e equipe gestoras criamos um ambiente que remetesse e levasse um panorama cultural diversificado a esses alunos. 200 alunos dividido em 5 turmas EF, EM, EJA. E a frase de J. Borges: "Eu me arranjo no dia a dia, no que vejo, no que sinto, no folclore, nas lendas. Tudo isso vai dando inspiração."
Motivação nasce com o projeto sobre o meio ambiente que foi estruturado visando a participação de todos. primeiro fizemos um mapeamento do bairro e através das fotos de como a comunidade deixava seu lixo para a coleta trouxemos a reflexão de se orientar essa comunidade no preparo do lixo a ser coletado, tanto pelos coletores como para os catadores que vivem da reciclagem desse lixo. No final fez uma caixa e a chamamos caixa ecológica que foi distribuída para a comunidade, Recebemos o convite para palestrar na Faculdade Anhanguera - Unibam aqui em Osasco. Nesse mesmo tempo o diagnóstico da turma foi realizado. entre fevereiro e início de março.
No ATPC a proposta projeto que traga reflexão sobre preconceito na escola, ambiente rico em diversidade e pluralidade, Sou professora de Português, preocupada com a dificuldade de leitura e escrita dos alunos carentes culturais, entendendo que a Arte fomentadora de cultura associada a minha disciplina transforma o aprender, produz significado e sentido, motiva o aluno, Pois faz com que ele reflita e repense seu meio social. traduzido na frase de J. Borges: "Eu me arranjo no dia a dia, no que vejo, no que sinto, no folclore, nas lendas. Tudo isso vai dando inspiração." inspirando-se na vida e obra de Carolina Maria de Jesus, Negra, catadora de papel que se assemelha muito a vida destes alunos, mas que através das artes da literatura se consagra dentro e fora do país, assim como Beatriz Milhazes. com a abstração geométrica, o carnaval e o modernismo. E nas cores da África Esther Mahlangu transporta as cores de sua comunidade a objetos e ao mundo, O luxo do lixo Vik Muniz.
Explicando a caixa Ecológica. Os alunos perceberam que nosso lixo é um luxo, pois as pessoas descartam coisas de todo tpo, o consumo esta presente e não se pensa no meio ambiente. os animais que representam isso são animais que estão em vias de sumir da face da terra, como a tartaruga, doada pela Voluntária Victory que faz design, e os outros animais que compõe a tríade que representa céu, água e terra formam o conjunto que muitas vezes já foram cantadas no carnaval e inspirou roupas, cantos, poemas e pinturas.
A ideia nunca foi reproduzir obras dos artistas, mas sim sentir a influência deles sobre o trabalho dos alunos. o que podemos verificar em cada trabalho. é isso a que a arte nos faz, faz refletir e assim construir ideias e entender o que é uma leitura. O mesmo acontece quando o aluno se apropria do ler. Ele lê um texto e reflete expande é isso que queria mostras aos meus alunos que estão começando a caminhar na leitura. O entender é muto mais que decodificar é se encher de perguntas, hipóteses é pensar e depois o que aconteceu, no felizes para sempre. Essa é a proposta de ensinar as disciplinas conjuntas.
Atividades diagnóstica
Os textos são por amostra O aluno Gabriel que tem dificuldade de escrever e ler que contava histórias através de desenho 1ª prova diagnóstica, um pequeno ditado para a prova diagnóstica 2 e uma redação ao final do primeiro semestre depois do início dos projeto.
O PROJETO TEM COMO OBJETIVO:
Desenvolver no aluno a capacidade de ler, falar, interpretar e produzir textos escritos em todas as linguagens, aplicável em todos os campos de sua atuação seja estudantil, profissional ou social. Entendendo a pluralidade e a diversidade cultural, social e política. perceber a intertextualidade, interdisciplinaridade e adquirir repertorio que auxilie na construção das habilidades e competências e desenvolver cooperação mutua, oferecendo reflexão sobre diferenças e equidade gênero e ético diminuindo a violência. Ser diferentes e poder viver juntos produzindo e encantando os outros com essas produções. Valorizar o estudo das Linguagens em geral, dando importância a construção da infraestrutura sólida sobre a qual é edificada a sociedade, pois a língua é bem social e através dela, seja escrita ou falada, representada através de ritmo ou imagens visuais e expressão corporal, torna-se indispensável como instrumento de comunicação em todos os meios em que vivemos e fazemos parte.
O 1º semestre do projeto foi dedicado ao meio ambiente e assim apresentamos Vik Muniz e suas obras, Pois trabalhávamos a reciclagem e o tratamento do lixo no meio social, na comunidade onde vivemos. Leitura de obras, de textos, Depois de discutir as obras de Carolina Maria de Jesus, os alunos escolheram a obra Provérbios de 1963. Institui a semana da leitura, apenas leríamos, pequenos textos, quadrinhas, fábulas, poesias, desafios, parábolas, biografias dos artistas estudados: Vik Muniz, Maria Carolina de Jesus, Beatriz Milhazes e Esther Mahlangu. As reflexões eram o conceito a se observar no meio social, esse pequeno retalho de conhecimento a que chegamos. surgiu a proposta da Aluna Jennifer de costurar esses retalhos e fazer uma colcha do saber.Cronograma com 8 semana só de leitura, ler, discutir, refletir os textos, culminando na amostra à comunidade em forma de performance e instalações. através do teatro, dança diversas, radio novelas, pintura e escultura e instalações e músicas.
A DANÇA DA INFLUÊNCIA DAS OBRAS NOS TRABALHOS DOS ALUNOS.
A amostra do que o resultado da leitura das obras e vida dos artistas tiveram na construção do projeto, desde a pintura em mandalas, as mandalas e os desenhos eram distribuídos ao final de cada atividade pratica de leitura, quando os alunos haviam terminado as tarefas pedidas e ficavam ociosos. As casinhas coloridas foi resultado de se preparar um portfólio e oferecer como produto para mudar a cara da Ilha( favela) os alunos amaram as cores e como seria significativo o bairro todo colorido, as ruas etc. A partir da construção da auto retrato de Vic Muniz fizemos chocolate e pão e utilizamos juntamente com papel machê.
O LIXO É UM LUXO - RECICLAR - REUTILIZAR E REAPROVEITAR TODO O PROJETO FOI REALIZADO SOB ESSA ÓTICA.
Tudo foi reutilizado as telas foram reutilizadas nas pinturas e 3 telas que já haviam na escola eram novas, as folhas foram pegas na secretaria da escola e utilizada seus versos, para diminuição de gastos com papel, as maquetes uso de tabuas, papelão de caixas de entrega de merenda, moveis de caixinhas de remédio,o carro pintado foi doado por um aluno, o carrinho bem surradinho de tanto ser utilizado para brincadeiras. o isopor do pipa e violão foram reutilizado restos de maquetes. os gatos são de papelão pintado, as sombras foram impressas em folhas utilizada dos dois lados. por isso preferimos as sombras, As telas das luas eram novas porque foram doadas.
Tronco das árvores, teto da casa e montanhas são de chocolate
MANDALAS - CADA UMA TEM UM SIGNIFICADO.
O GATINHO TEM A BASE DE BOLA DE ISOPOR.
Os alunos utilizaram bola de isopor media para fazer a base do gatinho, encontraram na rua a bola que seria prejudicial ao meio ambiente e com os bigodes foi usado o arame do caderno que se acabou.
A arte leva-nos a viajar pela imaginação e a segmentar os saberes. Os alunos fizeram vídeos, dançaram, produzira telas, quadrinhos, HQs, radio novela, poemas, e no final cada um escreveu um provérbio em tecido, que costuramos e unimos, Um ponto, uma letra. Os alunos trocaram experiências nas diversas áreas de seus conhecimentos, as meninas passaram técnicas de balé, aprenderam Street dance, uns atuaram outros tiravam bem fotografias, outros filmavam, outros preparavam roteiros e tudo girava entre o aprender a aprender usamos: FACEBOOK. YOUTUBE, Photoshop CS5 portables, SonyVegaPro12, realizamos Work Shop, alunos parceiros, estagiária do acessa, juntos construímos saberes e enriquecemo-los através dos conceitos. Usamos o Google Art Project, o Currículo Mais.
Maquete casa ecológica
Esboços de trabalho em tela e HQ
click no texto e seja direcionado a todo processo de construção dos projetos.
clique no texto e seja direcionado ao processo.
clique no texto e seja direcionado ao processo
letra de RAP feita tendo como base a vida dos garotos da periferia.
Clique no texto e veja o início e preparação dos primeiros passos de nosso projeto. A costura, a escola do texto e a forma como o colocamos em retalhos criando a colcha de retalhos que em alguns países é considerada uma obra de arte não só artesanato, mas é a arte do dia a dia de mutas mulheres que ganham a vida vendendo essas colchas.
Carolina Maria de Jesus - Provérbio a realidade é um sonho a ser vivido desde que desejamos faze-lo.
clique no texto e veja o processo de criação e o trabalho dos alunos.
clique no texto e seja direcionado ao processo.
Instalações a leitura das obras e o resultado é a influência do artista sobre o trabalho dos alunos.
clique no texto e seja direcionado a todo o processo de realização.
As redes sociais são importantes porque espalha de forma rápida um pensar.
Todos, pessoas de vários lugares acompanham as atividades. enfim comentam e é através dela podemos realmente compartilhar saberes. Existe também o ensinamento que devemos separar as atividades. Eu posto muito no FACEBOOK existe minha página para recepção e envio de trabalhos no Facebook clique no link e visite: Turmas da professora Glace MottaAs redes sociais são ao meu ver a janela da comunicação alem muros da escola, onde os pais e comunidade podem observar o caminhar dos filhos, os trabalhos são expostos de forma que acompanhem cada passo da jornada.
Professores, pais Gestores e alunos observando e comentando os trabalhos realizados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário